COLO UTERINO
Um exame que SALVA VIDAS!
O colo do útero é a parte inferior do útero que se conecta à vagina. Durante a gravidez, ele desempenha um papel crucial, funcionando como uma barreira protetora para o bebê.
Existe uma relação direta entre a medida do colo do útero e o risco de prematuridade (nascimento antes de 37 semanas). O colo é considerado normal se seu comprimento for maior que 2,5 cm e curto, quando for menor do que 2,5 cm. Colos curtos têm risco aumentado de parto antes da hora.
Em algumas gestantes, isso ocorre devido à incompetência cervical, uma condição onde o colo não consegue suportar o peso do bebê em crescimento.
O exame de avaliação do colo do útero pode ser realizado em qualquer período da gestação, mas para a avaliação do risco de parto prematuro, é recomendado entre as 20 e 24 semanas de gestação, juntamente à realização do ultrassom Morfológico do 2° Trimestre.
Em casos específicos, como gestantes com histórico de complicações, relatos de incompetência ístmo-cervical ou gestação gemelar, ele pode ser realizado antes, conforme orientação médica.
Sabemos que a PREMATURIDADE é a principal causa de morte fetal no mundo. A avaliação do colo monitora gestações de alto risco, como aquelas com histórico de parto prematuro ou cirurgias uterinas. (CAF), avalia a necessidade de intervenções, como o CERCLAGEM (um procedimento para evitar dilatação precoce do colo), consegue identificar até 70% das mulheres que terão parto prematuro, mas 30% terão parto prematuro, mesmo com exame normal.
Colo NORMAL:
Maior que 2,5 cm
Risco de prematuridade: 3%
Colo CURTO:
Menor que 2,5 cm
Risco de prematuridade: 20%
Colo MUITO CURTO:
Menor que 1,0 cm
Risco de prematuridade: 50%
Infelizmente não...
Quando o seu obstetra faz o toque em você, ele consegue perceber se o orifício EXTERNO (o buraquinho de fora) está fechado, se o colo está macio ou duro. O ultrassom é o único meio de ver se o orifício INTERNO (buraquinho de dentro) está fechado ou não. Muitas vezes o toque está normal, mas o colo já está todo aberto por dentro... A isso damos o nome de "afunilamento".
A identificação do colo curto pode SALVAR A VIDA DO SEU BEBÊ!
© 2025 Clínica de Ultrassom Dra. Morgana Kummer. Todos os direitos reservados.