Obstétrico com Translucência Nucal
O ultrassom com Translucência Nucal (TN) é um exame realizado no primeiro trimestre da gestação em que se avalia possíveis riscos de o bebê ter alterações genéticas (síndromes). Ele não detalha o desenvolvimento do bebê como no Morfológico do 1ª trimestre.
Ajuda a calcular o risco de condições como Síndrome de Down, através da medida da nuca (TN), frequência cardíaca e idade materna.
Permite ajustar a idade gestacional caso ainda haja dúvidas.
Verifica a formação inicial do bebê, como braços e pernas.
O ultrassom com TN deve ser realizado entre 12 e 13 semanas e 6 dias de gestação, ou quando o bebê tem entre 4,5 e 8,5 cm da cabeça até o bumbum (chamado de CCN - Comprimento cabeça-Nádegas).
Caso existam indícios que levem o médico a suspeitar que o bebê tenha risco aumentado de ter alguma síndrome, pode ser indicado seguir com exames que confirmem ou descartem a suspeita, como amniocentese, cariótipo ou NIPT, se for do desejo dos pais. Muito importante lembrar que outras condições fetais podem levar ao aumento da nuca: anemia, infecções, problemas metabólicos, doenças cardíacas ou simplesmente um período de adaptação do feto, que logo volta ao normal.
Precisa de preparo para fazer o exame?
Não é preciso jejum ou bexiga cheia.
É seguro para o bebê?
Sim! O ultrassom não utiliza raio-X.
Preciso de um pedido médico para realizar o exame?
Sim, o ultrassom com Translucência Nucal geralmente é solicitado pelo obstetra.
Quanto tempo dura o ultrassom com TN?
Não existe um tempo determinado, pois o médico depende inteiramente da posição do bebê e da necessidade de avaliações adicionais. Pode demorar 10 minutos ou 1 hora... Vá com tempo e não agende compromissos logo depois.
© 2025 Clínica de Ultrassom Dra. Morgana Kummer. Todos os direitos reservados.