Obstétrico com Doppler
O ultrassom com Doppler é uma tecnologia que avalia o fluxo sanguíneo nas artérias da mãe e do bebê. Ele permite analisar a circulação sanguínea em tempo real, fornecendo informações valiosas sobre a troca de nutrientes e oxigênio entre a mãe e o bebê.
Acompanhamento das gestações com restrição de crescimento intrauterino (CIUR) - verificando se o bebê está recebendo oxigênio e nutrientes necessários. Isso ajuda a determinar se existe necessidade de intervenções ou até mesmo antecipação do parto.
Identificação de 60-70% das gestantes com risco aumentado de desenvolver
pré-eclâmpsia.
Permite o rastreamento de anemia fetal através do estudo da Artéria Cerebral Média (ACM) - uma condição que pode ocorrer, por exemplo, em casos de incompatibilidade sanguínea (Rh) ou em síndromes de Transfusão Feto-Fetal em gemelares.
Usualmente ele é pedido após 28 semanas, quando o bebê já é considerado viável (mais chances de sobreviver ao nascimento).
Pode ser solicitado antes das 28 semanas em situações específicas, como histórico de pré-eclâmpsia, restrição de crescimento ou outras condições de risco.
Porque ele é capaz de detecta sinais de sofrimento fetal ou restrição de crescimento. Ajuda a identificar riscos de pré-eclâmpsia para que intervenções possam ser feitas. Fornece informações essenciais para decidir o momento ideal para o parto. Detecta condições precocemente, permitindo intervenções que salvam vidas.
Realizado com um ultrassom convencional, mas com a função Doppler ativada para se analisar o fluxo dentro das artérias. O médico avalia o fluxo de sangue entre a mãe e o bebê. As artérias uterinas avaliam o risco de pré-eclâmpsia e se o sangue materno está encontrando alguma dificuldade de chegar até a placenta. A artéria umbilical indica se a placenta está conseguindo mandar oxigênio e nutrientes para o bebê. A artéria cerebral média indica se o sangue do bebê está bem oxigenado e sem anemia.
O exame é obrigatório em todas as gestações?
Não, mas ele é altamente recomendado em gestações de alto risco ou quando há sinais de complicações. Sugere-se que ele seja realizado pelo menos uma vez no 3º trimestre, mesmo em gestações normais.
Preciso de preparo para o exame?
Não, o ultrassom com Doppler não exige nenhum preparo especial.
Ele substitui o ultrassom morfológico?
Não, cada exame tem finalidades diferentes. O Doppler avalia o fluxo sanguíneo, enquanto o morfológico analisa a anatomia do bebê. O Doppler das artérias uterinas pode ser realizado juntamente ao morfológico.
Pode ser feito mais de uma vez na gravidez?
Sim, pode ser repetido conforme a necessidade do médico para acompanhar a evolução da gestação.
© 2025 Clínica de Ultrassom Dra. Morgana Kummer. Todos os direitos reservados.